Terapia Capilar e Calvície

Terapia Capilar é uma das ramificações que o profissional técnico ou superior de estética -fazendo uma especificação- pode atuar.
A Terapia capilar consiste em um tratamento desenvolvido para proporcionar e manter a saúde dos fios. O terapeuta capilar tem conhecimento de todas as patologias do couro cabeludo, assim como todos os produtos e procedimentos para tratar cada tipo de cabelo e sua necessidade. 
VEJAM: Eu não sou terapeuta capilar gente. Logo, as referencias de tudo estarão lá em baixo como de costume. 

COMPOSIÇÃO DO CABELO:



Os cabelos são compostos por 28% de proteínas, 2% de lipídios e 70% de agua e sais minerais. Os lipídios capilares são produzidos pela glândula sebácea e tem a função de proteger o cabelo da desidratação, lubrificando-os e dando brilho.


CRESCIMENTO DO CABELO:



Anágen - fase de crescimento, que dura em média de 4 a 5 anos;

Catágeno- fase de involução, com uma média de duração de duas semanas; 

Telógeno- fase de repouso, que acontece num período de 3 a 4 messes e precede a queda. É quando os fios ficam descoloridos e finos,formando uma massa esbranquiçada na extremidade.

ALIMENTOS E CABELO

Os cabelos são estruturas proteicas, isto é, feitos de aminoácidos, vitaminas e sais minerais. Se um desses nutrientes esta faltando no corpo de uma pessoa, ela pode ter problemas com o cabelo. Eles podem cair, ficar fracos e quebradiços ou simplesmente deixar de nascer. 
A vitamina A não entra na composição dos cabelos, as vitaminas mais importantes são aquelas ricas de complexo B. Encontrados na maioria dos vegetais, no leite e seus derivados.
Enquanto aos nutrientes dos sais minerais, temos o ferro , encontrado nas carnes vermelhas, feijão e alguns vegetais de cor verde escura; o zinco encontrado nos frutos do mar; e o cobre, encontrado também nos frutos do mar e no chocolate amargo. 
É importante lembrar que esses nutrientes devem estar em grande quantidade no nosso corpo para que sejam usados nos cabelos, como desnutrição grave podem levar ate a perda de cor dos cabelos.

QUEDA DE CABELO. ATÉ QUANDO É NORMAL?

Entre as causas mais comuns de perda igual de cabelo por todo o couro cabelo esta os estados febris e infecções. Doenças como sífilis, lúpus sistêmicos e a anemia, alem de alterações hormonais, dietas emagrecedoras, excesso de vitamina A, pilulas anticoncepcionais etc...Na maioria dos casos essas alterações são reversíveis se tratadas de forma correta.
É considerado NORMAL perda de 50 a 70 fios por dia, e para alguns especialistas, 100 fios por dia. O que se sabe é que em pessoas com mais de 40 anos, o cabelo cai menos, mas a renovação diminui também. 


CALVÍCIE. UMA QUEIXA SÓ MASCULINA?

O folículo piloso é responsável pela germinação do cabelo. Quando a raiz atrofia e morre, não é possível nascer um novo fio. Eis que surge a calvície. 
Geralmente os homens sofrem mais com a calvície do que as mulheres.  
A alopecia androgenética (AAG) é condição genética comum de queda dos cabelos, produzida pela ação dos andrógenos circulantes. O que no homem é geneticamente determinado, nas mulheres ocorre não só pelo fator genético mais também a presença de endocrinopatias androgênicas, fatores nutricionais-como a carência de ferro e zinco- e fatores ambientais.
Em geral, a calvície é acompanhada de seborreia ou dermatite seborreica, a popular caspa. Essa patologia agrava-se no inverno, em situações de estresses e com uso de produtos inadequados. Sua origem é desconhecida, mas suspeita-se que haja uma ligação hereditária. 
Na calvície ocorre um encurtamento da fase do cabelo, ou seja, os fios vivem menos tempo. Já a queda excessiva de cabelo é um fenômeno transitório, resultado de estresse, anemia, problemas da tiroide ou medicamentos, entre outras causas.
A calvície masculina é provocada por uma combinação de hereditariedade e ação de hormônio diidrotestosterona (DHT). Esse hormônio encurta a fase de crescimento do ciclo piloso, reduzindo os folículos e produzindo fios cada vez mais finos. Já a calvície feminina costuma aparecer mais durante a menopausa, quando os níveis de hormônio masculinos aumentam. 
Nas mulheres diferente dos homens, há uma queda difusa dos cabelos. 
Quando notarem uma queda excessiva de cabelo, procurem ajuda de um dermatologista.  Existem medicamentos e tecnologias que ajudam a manter a integridade dos fios. E em ultimo caso, hoje já se é realizado transplante capilar. O que pode ser feito com as células tronco. [Tira-se as células da área doadora (nuca) e planta-se na área receptora, um a um] 
A aparência de ''cabelos de boneca'' dos primeiros transplantes ficaram no passado. O microtransplante e o megatransplante trouxeram resultados muito mais naturais e definitivos. O procedimento dura cerca de três horas e o paciente já volta as atividades normais no dia seguinte, podendo ir a praia uma semana depois.

ESTUDO E COMPROVAÇÃO DE MELHORA DA CALVÍCIE:

Scarlet- agulhas finíssimas são introduzidas no couro cabeludo de forma superficial, sem causar dor, para produzir a radiofrequência. A onda de calor aumenta a vascularização e leva mais nutrição aos fios. Para duplicar os efeitos, o dermatologista do Jardis Volpe sugere aplicar no couro cabeludo nutrientes e vitaminas tópicas logo a sessão. É o que chamamos de drug delivery, ou infusão dérmica de substancias. 

Fitocosméticos- aplicação de substancias de origem vegetal -extraídos de plantas. No tratamento capilar o que se espera é o efeito ''ancoragem'' dos fios, o que significa a fixação do fio ao couro cabeludo, por meio do fortalecimento dos fios, e da regeneração epidérmica, do fechamento do foliculo e do aumento da densidade do couro cabeludo.
Uma associação de ativos botânicos usados em formulações capilares com eficácia no couro cabeludo:
Alecrim, Alho, Bardana, Capsicum, Ginseng, Jaborandi, Juá, Menta, Sálvia, Oligomix, Complexo Biocontrol, Manganes, Zinco entre outros...

Argilas-  a presença de feldspato-compostos derivados de alumínio, como os silicatos e os hidróxidos coloidais. As argilas possuem a capacidade de absorção e adsorção. 

Argila verde- indicada para couro cabeludo normal. Tem efeito tonificante, adstringente e estimulante.
Argila preta- indicada para couro cabeludo oleoso. Ação anti-seborreica, antioxidante e oxigenante. 
Argila branca- indicado para couro cabeludo sensibilizado ou irritado. 

Laser- o laser pode auxiliar na oxigenação, vascularização, diminuição do processo inflamatório, cicatrização dentre outras ações.  E é muito bem vindo em qualquer tratamento estético ou médico. Ele nao provoca aumento de temperatura, pois carrega energia, e nem dano celular. Para cada problema sao necessarios uma cor de luz. Há aparelhos específicos só para tratamento de capilares.


REFERENCIAS:

ROBERTI, Otávio- SEGREDOS DA BOA PELE. Preservação e correção- 2ª edição/ Editora SENAC SP

Material cientifico no 8ºCONGRESSO CIENTIFICO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA E COSMETÓLOGIA- CCIEC do Dr Valcinir Bedin, Elizete Garcia, Dr Ricardo Trajano e Dr. Alvaro Pereira de Oliveira. 

Revista Les Nouvelles Esthétiques- ano XXIV>Nº133- junho de 2013


Postagens mais visitadas deste blog

Gordura Abdominal.

Receitas valiosas da Harmonie Aromaterapia

Uma boa depilação..